Sono Reparador

12/08/2020
Sono Reparador

🌼Dica De Hoje 🌼

“BUSQUE O SONO REPARADOR, ELE É O MELHOR”

Sobre isso quero começar com um depoimento meu, eu tinha todo um ritual pra tentar ter um sono “mais ou menos” 😌, eu tomava um banho quente, tomava chá de camomila, passava óleo essencial, tipo lavanda no pulso, ainda tinha sempre minhas homeopatias por perto, nada de televisão no quarto,... e acordava de manhã que parecia que não tinha dormido, o corpo não havia relaxado de verdade, não tinha um sono reparador. 

Mas hoje meu sono é algo surreal, mas eu já aceitava que dormir mal era normal, pois ouvia muitos relatos iguais ao meu, mas hoje eu afirmo que pode ser comum, mas nunca, nunca normal e não precisa tomar remédios pra dormir, isso eu não desejo a ninguém. Quem toma remédio deve buscar constantemente uma forma de dormir sem tomar remédios. Eu realmente apago em segundos e acordo no dia seguinte radiante, tudo relaxado, plena pro novo dia. Dormir me encanta hoje e eu quero isso pra você também.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Já dá pra ter uma noção do que o sono é responsável, né.

As vezes ficamos achando justificativas como a água gelada, os pés no chão, o frio,...pelas recorrências de algumas doenças e na verdade pode ser a falta de não apenas uma, mas várias e várias noite de um sono reparador. 

Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma ideia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Só que a cada dia decidimos dormir menos, principalmente quando as horas do dia não são suficientes, são as horas da noite que acabam por ser reduzidas, você faz isso como rotina? Precisa repensar isso urgente pra sua saúde e de sua família. Fazer isso por um período determinado tudo bem, mas ter isso como rotina, acaba por termos nossa performance em todos os sentidos, bem comprometida e um detalhe é que com a alimentação viva que é rica em nutrientes e nos da muita energia é fácil dormir menos 😊.

Dormir nunca foi perda de tempo e nunca será.

Falta de sono adequado afeta os hormônios que regulam o apetite. 

A privação do sono está associada fortemente a obesidade em crianças e adultos. Aqueles que dormem o suficiente tendem a comer menos calorias do que aqueles que não o fazem.

Falta de sono adequado prejudica a memória e a concentração, sendo que uma noite bem dormida pode maximizar as habilidades para resolver problemas e melhorar a memoria.

Dormir mais melhora muitos aspectos do desempenho atlético e físco ou você consegue fazer uma boa atividade física quando dorme pouco? Com certeza não.

Dormir menos que o necessário esta associado a um maior risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Muitos estudos mostram uma forte relação entre privação do sono e o risco de diabetes.

O distúrbio do sono pode causa depressão

O sono pode melhorar a função imunológica e consequentemente, ajudar na recuperação das doenças.

A falta de sono está fortemente ligada a doenças inflamatórias e reincidência.

E agora quero trazer aqui um pouco da Medicina Tradicional Chinesa e pra quem nunca ouviu falar dela, criar um pouco de curiosidade pra que você se aprofunde, pois vale a pena. 

Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que cada órgão tem o seu próprio relógio biológico e possui o seu horário de apogeu de funcionamento, quando a energia Circula mais e melhor nesse órgão.

O nascer do sono se inicia a partir das 19h e vai até às 21H, envolvendo para esse movimento o pericárdio, membrana que protege o coração. Horário do perfeito para práticas de relaxamento que induzem ao sono

Das 23h até a 1h o órgão envolvido é a vesícula Biliar que trabalha junto com o Fígado. Seria agora o momento necessário de dormir. Se isso não acontece esgotamos energia desses órgãos, acordaremos sem energia e cochilaremos durante o dia.

O Fígado está no apogeu de sua energia da 1h às 3h. Com capacidade máxima de desintoxicar o nosso corpo. Portanto não seria a hora ideal de acordar.

A forma que melhorei meu sono foi com mudanças de hábitos, principalmente alimentares, trazendo muito o natural, o contato com a natureza, evitando o máximo o industrializado e hoje sou apaixonada pelo meu sono e desejo que você o conquiste novamente o seu💚. Forte é imenso abraço 🤗 😘

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