Digestão

10/11/2020
Digestão

🌼Dica da Semana 🌼   💫DIGESTÃO 

Vamos falar sobre digestão porque temos como princípio que:     

✅ somos o que comemos,  

✅ como comemos, 

✅ e principalmente o que absorvemos, ou seja, nosso alimento é nosso remédio e nosso remédio é nosso alimento.

Nosso cérebro tem ação direta no que comemos. *Os sentidos, visão, olfato e até mesmo os pensamentos **desencadeiam reflexos no cérebro que aumento nossa secreção ácida no estômago e quantas vezes só de ouvir ou ver um alimento você ficou com água na boca, sim tudo isso ajuda na nossa digestão se estivermos focados, *então quando for sentar pra almoçar coloque uma música agradável, sente-se, relaxe, curta o momento, sinta o sabor, o aroma dos alimentos enquanto come.

A adrenalina do Stress reduz a produção de ácido clorídrico no estômago e consequentemente das enzimas digestivas, então mais uma vez, relaxe, ok❓

Estando relaxado, com os sentidos voltados para o "presente", observe a mastigação, não coma, não mastigue no automático.  Com a mastigação adequada você libera uma enzima chamada de amilase salivar que já começa a digestão dos carboidratos, por isso comer rápido e mastigar menos pode ter relação com obesidade.

💫Outro detalhe a se cuidar é a ingestão de líquidos durante a refeição 🤔isso é tão comum, que quando você vai almoçar fora, enquanto não tiver uma garrafa ou copo com algo pra beber em sua mesa, todos os garçons do local vão ir até sua mesa pra pergunta se quer algo pra beber, as vezes chega a ser chato. Mas lembre-se, pode ser comum, mas não é normal. A ingestão de líquidos durante as refeições dilui seu suco gástrico, reduzindo a acidez do estomago e consequentemente o estimulo ácido que o seu pâncreas  precisa para produzir as enzimas e disponibilizar no intestino delgado. Tudo é uma questçao de hábito, então se você adquiriu este habito, você pode mudar.

💫Quero falar também sobre a importância de incluir sabores amargos durante as refeições, eles são responsáveis por um equilíbrio digestivo e também estão relacionados a diversos benefícios a saúde. Quando os receptores da língua identificam o sabor amargo é desencadeado uma série de eventos neurais e endócrinos, onde é liberado um hormônio chamado de gastrina, que resulta em uma estimulação de todo o sistema digestivo, incluindo estômago, fígado e pâncreas. O que temos de amargos: temos a rúcula, dente de leão, almeirão, chicória e deve ter mais opções que agora não lembro. 

💫Outra dica pra ajudar na digestão, pois uma boa digestão é o primeiro passo pra uma boa absorção dos nutrientes, pois se não tiver uma boa absorção, é como se não tivesse ingerindo alimentos de boa qualidade, então segue a dica, você pega 100ml de água e suco de um limão, bebe uns 30 min. antes das refeições estimula a secreção biliar e pancreática por aumentar temporariamente a acidez do estomago em razão da semelhança do PH, contribuindo pra uma digestão mais eficaz.

Espero que tenha gostado da dica, coloque em prática e seja muito feliz 😀. Forte abraço 🤗

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